Últimos Posts
literatura category image

Indicações de leituras para o Halloween

25 outubro 2021 0 Comentários

halloween-books

Oi tripulação, tudo bem? Para dar continuidade a nossa temporada de Halloween, trouxemos algumas indicações de livros sobrenaturais e séries bizarras, especialmente para você que é apaixonado por leitura e não deixa de entrar no clima de dia das bruxas. Confira!

  • AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO

AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO

Se Joseph Delaney existe, graças a Deus que o Joseph Delaney existe, porque eu não sei como seria minha vida literária sem “As Aventuras do Caça-Feitiço”. Uma série, onde conheceremos Thom, que possui o dom perfeito para a profissão de lidar com as criaturas das trevas. Ao longo dos títulos dessa coleção, iremos acompanhar suas aventuras, desde sua falta de experiência, como aprendiz, até sua evolução como um poderoso aliado contra as forças das sombras.

Ao todo são quatorze livros e três extras, um deles é O Bestiário, que é essencial para quem quer conhecer mais sobre essas criaturas assombrosas. São muitos livros, mas todos são curtos, e não precisa se preocupar com o desespero em aguardar os próximos. Por se tratar de uma série, cada livro fecha sua própria história e apenas um background maior é que segue a continuidade pelos títulos. A impressão da arte das capas imita um couro envelhecido e tem até uma textura que é muito linda!


  • CICLO DAS TREVAS

ciclo das trevas

A DarkSide Books é a rainha dos livros de terror aqui no Brasil — todos precisamos concordar —, mas eu não poderia falar sobre todos os maravilhosos títulos de seu catálogo, porque senão este post iria ao infinito, e além! Então para não escolher apenas um título, fiz a travessura de escolher uma série hahaha.

Preciso que vocês conheçam Peter V. Brett, o cara que também entrou para a minha lista de favoritos, quando conheci sua série “Ciclo das Trevas”, que está chegando na nossa galáxia pelas perfeitas edições de capa dura — que são puro #DarkLove.

Em “Ciclo das Trevas”, a narrativa nos trará a humanidade refém, mais uma vez. E agora, o perigo é que ao cair da noite, a única salvação para as pessoas são as proteções desenhadas em todos lugares possíveis, para que não sejam destruídos pelos terraítas, demônios que possuem habilidades de acordo com suas diferentes classes. Até que algumas pessoas resolvem se levantar, para tentar mudar o rumo da história. Talvez o tamanho deles assuste um pouco, mas vale muito a pena porque são muitas páginas recheadas de história boa!

Eu poderia passar mais um tempão falando sobre mais um monte de outros títulos de terror, de mestres como Stephen King, Poe, ou até mesmo sobre as noites em que Ruiz Zafón não me deixou dormir. Poderia falar também sobre os títulos do meu amigão Mark Lawrence, regados de sangue (e que também publica pela DarkSide Books), mas vou deixar isso para um próximo post.


  • DEIXA ELA ENTRAR
deixa ela entrar

foto reprodução: Estante Diagonal

Deixa Ela Entrar é o livro que inspirou o filme Let The Right One In (Deixa Ela Entrar, 2008) e o remake norte-americano Let me in (Deixe-me Entrar, 2010). Escrito pelo sueco John Ajvide Lindqvist e lançado originalmente em 2004, o livro narra a história de Oskar, filho de pais separados que sofre violência física e psicológica na escola e, em suas observações solitárias do prédio em que vive com a mãe, conhece Eli, uma menina que só sai à noite, vive num apartamento com janelas cobertas com jornal e se comporta de maneira estranha.

Apesar de falar de personagens que são crianças, Deixa Ela Entrar é um livro pesado e em nenhum momento vira o rosto para as atrocidades que são narradas. Ao mesmo tempo em que mostra a raiva de Oskar por seus agressores e as violências que ele sofre de maneira muito crua, Lindqvist constrói narrativas paralelas para uma série de assassinatos que chegam junto com Eli, os passos suspeitos do guardião dela e até mesmo o desenrolar das vidas das pessoas próximas às vítimas.

Deixa Ela Entrar é exploração densa de raiva, dor e medo. Se tratando de livros para ler no mês das bruxas, é uma ótima escolha.


  • PSICOSE

-psicose

O filme Psicose é um clássico dirigido por Hitchcock, mas antes do filme, veio o livro escrito por Robert Bloch. Apesar de narrar basicamente os mesmos eventos do filme, o livro ainda é uma ótima pedida: a linha de raciocínio dos personagens fica explícita, suas motivações são mais exploradas e o mistério em si é muito bem construído e trabalhado. Uma leitura quase obrigatória para os fãs de terror, perfeita para entrar no clima do Halloween.


  • CONFISSÕES DO CREMATÓRIO
Confissões-do-Crematório

foto reprodução: Anatomia Pop

E para encerrar nossa lista de indicações de livros para ler no Halloween, não poderia faltar Confissões do Crematório (Smoke Gets in Your Eyes, 2014). Lançado no Brasil pela Darkside, o livro conta o dia-a-dia da autora e de seu aprendizado na indústria mortuária. Com bom humor e sensibilidade, Caitlyn Doughty fala da perspectiva da morte, de como os rituais funerários são parte intrínseca da existência humana e sobre como ela se tornou um mecanismo de lucro acima do luto nos Estados Unidos.

Apesar de ser um livro de não-ficção, a narrativa é carismática, e mesmo sendo sobre um tema que culturalmente tem um peso negativo, Doughty mostra um pouco sobre a naturalidade da morte, que a maioria de nós ignora devido à sua inevitabilidade.

Leia também:

Não fique de fora da nossa temporada de Halloween, siga a gente no instagram!

Leia esses posts também

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.