Últimos Posts
cinema category image hq-e-manga category image

The Batman | 5 HQs para ler antes de assistir o filme

3 setembro 2020 0 Comentários

dc fandome

Aqui estou para falarmos, novamente, de  ‘The Batman‘. Sim, o hype tomou conta de mim e eu passo 80% do meu tempo falando sobre o filme e os outros 20% restantes eu torço para que alguém fale do novo filme do homem-morcego, só para eu poder falar mais um pouco. Sendo assim, nada mais justo do que trazer algumas indicações de quadrinhos para você entender algumas influências por trás da narrativa do filme estrelado por Robert Pattinson, diante das referências que foram mostradas no trailer ou mencionadas pelo próprio diretor Matt Reeves.

BATMAN:EGO 

 Batman Ego

Sinopse: Escrito e ilustrado por Darwyn Cooke, a história se inicia durante uma caçada onde Batman acaba confrontando um dos ex-capangas do Coringa chamado Buster Snibbs que havia delatado o criminoso para a polícia. Com medo de uma possível vingança este acaba assassinando sua família e se suicidando na frente do homem-morcego. Tal fato acaba afetando Batman e fazendo com se inicie uma batalha interna em seu ser, suas responsabilidades e como este ser pode ser reflexo daquilo que tenta combater.

Como já disse em outra matéria, esse aprofundamento na psique do personagem é o ponto que mais me atrai no filme. É vermos um Batman instável, não de uma maneira superficial, mas explorando todo o conflito interno do personagem. Durante o painel transmitido no DC Fandome, o diretor Matt Reeves mencionou que usou a HQ como fonte de inspiração para o roteiro do longa, indicando como a narrativa poderá focar na imagem de um Batman no começo de sua carreira e talvez à beira de um colapso. Uma imagem extremamente interessante, ao criar um filme de investigação noir, onde Batman tenta solucionar os enigmas deixados pelo vilão, ao mesmo tempo, que tentar desvendar quem é seu “verdadeiro EU”: Bruce ou Batman.

Leia também:

Batman: Ego traz essa pesada análise psicológica envolta reflexões muito bem escritas por Darwyn Cooke. Uma visão do Cavaleiro das Trevas onde ele questiona seus atos, sua moral e sua própria sanidade mental como, vimos ao final do trailer de The Batman, que termina com um diálogo que pode ser entre o vigilante e o vilão, mas que também pode ser interpretado como uma conversa entre Bruce e o seu ego Batman, reproduzindo o mesmo embate que ocorrer nas páginas da HQ.

BATMAN: ANO UM 

The Batman | 5 HQs para ler antes de assistir o filme

Sinopse: Nesta conhecida obra escrita por Frank Miller e ilustrada por David Mazzuchelli, James Gordon, ainda tenente, é transferido para o Departamento de Polícia de Gotham City e depara-se com um lugar tomado pela corrupção. Paralelamente, Bruce Wayne também está de volta a Gotham City após anos de viagem depois do assassinato de seus pais quando ainda era criança. O milionário então começa a agir como um vigilante, enfrentando criminosos e até mesmo a polícia que, a princípios, reprova as atitudes do Homem-Morcego.

Apesar de Batman: Ano Um, ter sido uma fonte de inspiração para Batman Begins, de Christopher Nolan, já foi informado que The Batman não será uma história de origem, mas que irá focar no começo de carreira do personagem. Contudo, acho importante mencionar essa HQ, principalmente quando estamos falando do desenvolvimento de Selina Kyle. Como dito por Matt Reeves o enredo da personagem será uma mistura do que foi apresentado no ‘Ano Um’ e algo totalmente novo. Lembrando que o filme não será apenas focado no segundo ano de Batman, como também, no período de formação de conhecidas personas como Mulher-Gato, Charada e Pinguim.

Além disso, também vemos no trailer, o personagem escapando de um prédio enquanto policiais atiram nele, lembrando uma cena de  ‘Batman: Ano Um‘, onde o personagem escapa de um prédio cercado pelo GCPD com a ajuda de um enxame de morcegos, que inclusive também inspirou o já mencionado Batman Begins. Podendo sim, Matt Reeves beber um pouco dessa fonte, principalmente no fato dele ainda não ser uma figura totalmente conhecida e podendo ser vista com certa desconfiança pela polícia, como dito no painel.

BATMAN: SILÊNCIO

The Batman | 5 HQs para ler antes de assistir o filme

Sinopse:  A trama segue o surgimento de um novo vilão, apelidado de Silêncio, que é conectado de certa forma com Bruce. Enquanto pistas desse vínculo começam a surgir, uma intensa caçada se inicia para que o homem-morcego consiga solucionar tal mistério à medida que enfrenta um grande rol de vilões que possuem algumas características mudadas graças às cirurgias/experiências realizadas pelo vilão.

Uma coisa que me deixou em dúvida assim que vi o trailer foi a figura inicial que aparece na primeira cena. Apesar de já ter sido informado que o filme dará um destaque ao personagem Charada que será abordado sob uma nova perspectiva, para que assim combine com esse universo que possui grandes influências noir criado por Matt Reeves. Contudo, o que realmente provocou esse meu questionamento foi fato do seu visual lembrar o vilão Silêncio.

A ideia de mesclar aspectos deste em um Charada é fantástica. Caso não o conheçam, Silêncio é o nome usado por Thomas Elliot, personagem que vem de uma família influente de Gotham e que foi amigo de Bruce Wayne na infância. Vivendo em um lar tóxico, o personagem era constantemente abusado pelo pai, que vivia alcoolizado, fato que era completamente ignorado pela sua mãe. Diante de tanto ressentimento, Elliot arquitetou um plano para matar seus pais e herdar a herança, e apesar de o pai ter morrido, sua mãe sobreviveu graças a uma cirurgia de emergência realizada por Thomas Wayne, o que fez com que o personagem criasse raiva pela família.

Leia também:

Além de ser uma HQ que tem um foco investigativo, o vínculo entre os personagens é algo bastante relevante para o filme se formos analisar dois fatores. O primeiro é que em Batman: SilêncioCharada possui um papel de destaque, principalmente no plano de vingança voltado a Bruce. A segunda é que o filme trará segredos da família Wayne à tona, das quais Bruce nem tinha conhecimento, podendo o vínculo entre ambos trazer ainda mais complexidade à trama, caso Matt Reeves decida fazer alusão ao personagem por meio de Charada. O que torna tudo ainda mais interessante.

BATMAN: O LONGO DIA DAS BRUXAS

o-longo-dia-das-bruxas

SINOPSE: Enquanto Batman, o capitão Jim Gordon e o promotor público Harvey Dent trabalham lado a lado para terminar com as atividades ilegais de Carmine Falcone, uma série de assassinatos quando um vilão chamado Holiday, inicia uma série de assassinatos a cada feriado ou dia comemorativo, cujas vítimas são importantes membros da máfia ligado aos Falcone.

The Batman será um filme de investigação noir, onde veremos esse lado investigativo do personagem, não sendo à toa ele ser denominado o maior detetive do mundo. Sendo assim, a primeira coisa que veio a minha cabeça foi a possível influência de O Longo Dia das Bruxas, uma HQ que é extremamente influenciada por filmes noir e filmes como O Poderoso Chefão (1972). A trama continua a história de Carmine Falcone  – que estará no filme, sendo interpretado por John Tuturro – que foi apresentada em Batman: Ano Um. Situada alguns meses após os eventos do Ano Um, a história acompanha um ano-carreira do homem-morcego como um combatente do crime, entre eles a luta de Batman para encontrar um assassino misterioso, podendo ser considerada o segundo ano de carreira do personagem. Outro fator que me faz lembrar a HQ é que durante a cena em que se mostra inúmeras notícias de jornais penduradas na parede, uma delas possui o nome Maroni. Salvatore Maroni é um nome conhecido dentro do universo de Batman, já que ele pode ser considerado o rival de Carmine Falcone .

A manchete pendurada na parede também menciona que o personagem foi preso por tráfico de drogas, gerando ainda mais questionamentos. Tais fatores agregam ainda mais para a influência da história no roteiro uma vez que esse irá explorar bastante a corrupção existente em Gotham.

BATMAN – A CORTE DAS CORUJAS

batman-corte-das-corujas

Sinopse: Batman já ouviu falar sobre o conto da Corte das Corujas. Há séculos reunindo-se nas sombras e usando a ave de rapina noturna como seu cartão de visita, é dito que os membros dessa temível e poderosa cabala são os verdadeiros donos de Gotham City. Mas o Cavaleiro das Trevas nunca acreditou em tais lendas. Para o herói, Gotham é sua cidade. Até agora. Um assassino brutal, munido de afiadas lâminas-garra, vem vitimando algumas das maiores (e algumas das mais perigosas) personalidades de Gotham. Se a antiga lenda for verdadeira, os mestres desse guerreiro sombrio podem se provar predadores mais poderosos que o Batman jamais imaginou – e seus ninhos estão em todos os lugares.

Por fim, a última HQ desta lista, mas não menos importante, é A Corte das Corujas. Caso você não tenha reparado o cartão endereçado ao Batman, deixado na cena do crime, possui a figura de uma coruja. Este pode ser apenas um easter egg, mas também poderia ser um indício de outra influência na história de The Batman, já que a trama fala dessa organização secreta formada pelas famílias mais antigas e ricas de Gotham que usam assassinato e dinheiro para influências política, moldando praticamente a Gotham que conhecemos hoje. Novamente, a história casa muito bem com a proposta do diretor que quer explorar a fundo esse lado corrupto, como também pode ser um link entre os segredos da família de Bruce e a corrupção na cidade.

Curtiu? Aproveite para seguir nosso Instagram clicando aqui

Leia esses posts também