Últimos Posts
musica category image

Alissic – Like | Um single cheio de surpresas e teorias

15 novembro 2020 1 Comentários

Alissic - Like | Um single cheio de surpresas e teorias

Primeiro single da Victória Alissa Salles, mais conhecida por seus nomes artísticos Alissa Salls ou Alissic, lançou nesta sexta-feira (13) sua primeira música — Like. Esse clipe é um prato cheio para nós fãs, que vivemos de teorias e maluquices para tentar prever o que nosso artista preferido quer tentar transmitir ou irá fazer.

Para começarmos, por mais que eu tente em não comparar a Alissic com o Bring Me The Horizon ou até mesmo com o Oliver Sykes, é impossível. Para quem não sabe, ela é a esposa do frontman da banda. Além do próprio Oli participar do clipe como editor e diretor, eles compartilham o mesmo produtor, Craig Dixon, que trabalhou no single Teardrops do BMTH. Vemos bastante traços em comuns, mas eles não têm qualquer relação (acredito eu). 

Analisando a letra, vemos uma pessoa que está presa na sua zona de conforto, mesmo ela a machucando e a deixando cada vez mais fraca, o sentimento de buscar coisas novas pode a deixar exausta. Então ela pergunta para si mesma “Você pode enfrentar isso? Você pode olhar?” na tentativa de conseguir convencer a si mesma de que é a própria culpada disso. E no fim, apenas deixa tudo à sua volta se explodir, porque é mais fácil desistir. Quando vi a foto do clipe, tomei um susto pensando que aquela era realmente a orelha da Alissic, mas era apenas um acessório. Ela usa vários trajes e fantasias, para mostrar a quem esteja assistindo, a sua transformação, sua metamorfose, durante o vídeo. Vemos mais explicitamente a representação da sua consciência no clipe, onde ela está amarrada a ele e quem a domina é a sua própria consciência. Ela faz coisas que dizem ser bom, como comer o bolo, mas não a agrada nem um pouco, onde ela precisa urgentemente de uma transformação. E ela chega. Alissa fica coberta de pelos amarelos, recebe um par de chifres e tudo fica escuro, mostrando que ela se entregou para sua consciência. No fim, ela só tem uma lembrança do seu passado sombrio e comemora, dançando. Uma transformação igual a uma borboleta. 

Para entendermos mais sobre esse projeto, iremos para o Instagram da Alissic. Ela apagou todas as fotos deixando, até o momento, 9 publicações e todas elas, Alissa traja o mesmo tipo de roupas. 

Alissic - Like | Um single cheio de surpresas e teorias

Primeira foto postada por ela, dia 9 de setembro. Além de ser aniversário do meu pai, não consegui achar mais nada “especial” nessa data. Talvez nesta data do ano que vem ela lança seu álbum/projeto? Enfim, não faço ideia. A foto está preto e branco, com exceção de dois pontos vermelhos na testa e um piercing na orelha.  Esses dois pontos, a não ser que seja uma referência a Kaguya de Naruto, acredito que seja Bindi, um apetrecho popular na índia que representa a sabedoria oculta além de proteger de todo o mal. A minha teoria que isso seja realmente um Bindi é reforçada pela cor vermelho, a cor da deusa Shakti a representação da forma divina, que demonstra pureza e energias positivas. Além de sua gravata estar estampada vários elefantes, animal sagrado na índia por ser a encarnação de Ganesh, deus da sabedoria. Na legenda, ela pergunta aos seus seguidores suas cores favoritas, de onde vêm etc. No início pensei se tratar de alguma letra de uma música de outro artista, mas não encontrei nada. Pode ser também alguma referência aos futuros projetos dela ou apenas uma pergunta normal. Ou também ela pode estar sendo uma deusa e perguntando para nós, mortais. 

Alissic - Like | Um single cheio de surpresas e teorias

Nas duas fotos, vemos a Alissa utilizando seus dedos para formar um círculo e enxergar um unicórnio. Suas roupas me lembram bastante a vestimenta do Gerard Way do My Chemical Romance no seu auge emo. Na legenda ela diz para perguntar-lhe alguma coisa, que ela mostrará algo mágico. No final há um emoji de uma lupa e nas próximas publicações, Alissic utiliza muitos emojis, que não me passaram despercebidos. 

Alissic - Like | Um single cheio de surpresas e teorias

Na próxima foto, eu já tive certeza que as legendas dela estavam interligadas de alguma forma, por simplesmente não fazerem sentido até o presente momento. O máximo que posso entender é o emoji que ela utiliza, de um caracol. Ligando com esse emoji e a foto dela deitada em um “túmulo” e sua legenda perguntando se pode ficar por mais um tempo no presente, imagino que representa uma espiral de viagem no tempo, onde, no fim, a pessoa sempre acaba morta. 

Depois de mais um mês, ela anunciou junto com uma foto, seu primeiro single com emojis de borboleta. Nessa foto não tenho mais nada para extrair de informações. Mas a próxima, explodiu a minha mente. Ao anunciar a felicidade dela para lançar sua música, Alissic usa 2 emojis: Um de morte e uma de lagarta, além do símbolo sânscrito 🕉, que significa o mais poderoso mantra da religião hinduísta e outras. Lembram quando a gente vê algum desenho de alguém meditando e reproduzindo o som “Oummmm”? Pois é, exatamente isso que esse símbolo significa. Então o que eu entendi até aqui: Alguém está preso num mantra, onde ela nasce, se transforma e morre. A parte da morte pode ser interpretada como a morte do seu antigo “Eu”, e não necessariamente o falecimento. Nessa publicação, há três sequências de fotos, onde expressa o nascimento, transformação e a possível morte, que é a foto onde ela está sorrindo. 

Na foto onde ela agradece pelo carinho de seu aniversário, ela utiliza mais 4 emojis: Um sol, pôr do sol, caveira e um coração. Para mim, reforça mais um pouco minha teoria do nascimento, transformação e morte. 

A partir daqui, ela já lançou oficialmente o single, então as teorias desse momento em diante são para os próximos projetos dela. Em uma publicação, há o emoji 💫, mas infelizmente não consegui ver relação nenhuma. Em sua postagem mais recente, ela agradece o amor que todo mundo está dando, ela escreve tanto em inglês como em português (Brazuca raiz). Mais uma vez, os emojis estão presentes, utilizando borboletas, fada, sol, caveira e o Om (o mantra). Aqui, percebi que aquele emoji anterior que eu não tinha visto relação, pode ter uma ligação com o sol, pelos dois serem uma estrela. No finalzinho do clipe e em um milissegundo, vemos uma espécie de círculo preto e amarelo que, diga-se de passagem, sofri para tirar um print. Teria ele uma relação com o sol? Também me lembrou o portal pro darkside de Babymetal.

Em um story dela, que infelizmente me esqueci de tirar um screenshot, ela estava junto com o Oliver Sykes e estava utilizando um broche do Om. 

Voltando a falar sobre a música Like, vejo uma certa influência da cantora Grimes, a arte da capa do álbum Art Angels é bastante semelhante à aparência da Alissa no clipe, e o seu jeito de fazer arte. A maneira que ela canta me lembra bastante da Billie Elish. É uma ótima música, me rendeu uma boa madruga procurando teorias e significados. Curiosidade: Além dela ser uma brasileira talentosíssima, modelo, artista e cantora, taambém já teve a honra de tirar uma foto comigo ano passado. Sortuda né? 

Gostou? O que achou das teorias? Aproveite e siga a gente lá no Instagram

Leia também

COME TO BRAZIL ALISSIC!

1 Comentário