I like this blog very much, Its a rattling nice berth to read and incur info .
No dia 29 de abril de 1996 a Rede Manchete exibia o primeiro episódio de um anime que marcaria a infância de muitos, Sailor Moon. O grupo de amigas que foram destinadas a defender a paz na Terra com a força e o brilho do prisma lunar, chegaram ao Brasil a cerca de 24 anos atrás, e ainda fazem muito sucesso. Mas caso você seja aquela pessoa que pensa que Sailor Moon não passa de um anime bonitinho, devo dizer que está enganado. Nossas guerreiras com roupas de marinheiro trouxeram importantes ensinamentos, que quando mais nova não conseguia entender, mas hoje já adulta vejo sua importância. Por isso hoje quero compartilhar com vocês alguns ensinamentos que aprendi com Sailor Moon:
praticar a sororidade
Estamos em 2020 e a palavra sororidade nunca foi tão discutida ou procurada devido aos acontecimentos no Big Brother Brasil. No entanto, nossas Sailors guerreiras já conheciam tal conceito há muito tempo. Com Sailor Moon vimos que termos uma rede de amizades femininas é essencial para o nosso desenvolvimento. Apesar de possuírem diferentes personalidades, pensamentos e até mesmo objetivos, Serena, Rei, Minako, Ami e Makoto sempre se apoiaram, mostrando uma amizade reconfortadora, longe da toxidade, forma pela qual é muitas vezes é retratada na mídia. Uma amizade com influências positivas, onde se incentivavam, almejavam a independência, a troca de experiências, o amor perante sua próxima. Mostrando como a união feminina pode ser algo tão enriquecedor e maravilhoso.
superar obstáculos é algo tão bonito
Apesar da frase original falar ‘garotas’, irei tomar a liberdade de abranger o conceito, até porque Sailor Moon sempre foi uma produção feita para todos independente de gênero. Dito isso, acho que um dos discursos mais poderosos do anime era de enfrentar os desafios que a vida nos proporciona. Colocar-se perante o mundo e vivenciar seus obstáculos, mesmo que você não ganhe todas as batalhas, é algo muito corajoso de se fazer. A velha história de existir ou viver (como já comentei no meu texto de Itaewon Class) se aplica aqui também. Termos cicatrizes, seja em qualquer sentido, não é sinônimo de fraqueza, mas de vitória. Superar um obstáculo, faz você ganhar vivencia, a criar sua história, externar toda a beleza de nossa alma. Uma atitude extremamente complexa e difícil para o ser humano, porém altamente gratificante quando alcançada.
o amor é algo que você cria se preocupando e cuidando de outra pessoa
Sailor Moon é uma história sobre o amor, sendo este representado de diversas formas: vemos o amor familiar, mas também é ensinado que família vai além dos laços de sangue. O amor para com o seu semelhante, mesmo que esse seja seu oponente. O amor livre de preconceitos, independentemente do seu gênero tão bem representado por Haruka/Michiru ou Kunzite/Zoisite, são alguns, exemplos. Simplesmente, o sentimento em sua mais pura forma
todos nós temos um lado bom ou ruim
O ser humano não é 100% bom ou ruim. Entretanto, vivemos em uma sociedade altamente julgadora, onde não podemos ser passíveis de defeitos. Aprender a não julgar o próximo, é algo difícil, já que somos criados sobre uma diferente óptica. A própria Hotaru (Sailor Saturno) é a própria personificação desse ensinamento, uma lado passível da destruição e outro passível de cura. Ninguém necessariamente apenas um lado da moeda, e temos que aprender a conviver com ambos. Somos seres acinzentados e tê-los não é sinônimo de falha.
sempre faça a estrela do seu coração brilhar!
Você é único que pode optar por receber o poder do prisma lunar! Brincadeiras à parte, a felicidade resulta do seu esforço e escolhas, somos detentores do nosso futuro, sendo fundamental optarmos por aquilo que nos traz alegria. Apesar das inúmeras circunstâncias, sejam elas quais forem, nunca deixe de buscar esse sentimento, não há um prazo para ser feliz. Mas lembrem-se, nunca confunda poder ou status com felicidade. Ser feliz é possível em qualquer tarefa que você realize.
Esses foram alguns dos ensinamentos que pude compreender ao longo dos anos com Sailor Moon. É uma produção muito especial que guardo com muito carinho no meu coração, sendo um marco na minha infância. E você? Assistia ou assiste Sailor Moon? Deixe nos comentários.
Gostou? Siga a gente no instagram.
Jann Hampson
Em 29.04.2020