Últimos Posts
literatura category image

Adultos, de Emma Jane Unsworth | Resenha

4 setembro 2020 6 Comentários

Emma Jane Unsworth, em Adultos

Em AdultosEmma Jane Unsworth nos traz uma protagonista detestável. Mas não é culpa dela. É das nossas expectativas. Jenny McLaine é uma pessoa de verdade. Está vivendo a vida contemporânea sob um conjunto pesado demais de expectativas. Ela, como muitos de nós, não aprendeu a ser uma pessoa adulta e um milhão de questões mal resolvidas na infância vem à tona toda vez que ela precisa pensar excessivamente sobre uma foto qualquer para o Instagram.

Às vezes, me parece que a nossa geração se tornou adulta de um jeito tardio e todo esquisito. Pessoalmente, mesmo trabalhando, cuidado dos meus problemas e responsabilidades, nem sempre me vejo como um adulto de verdade. O que é estranho, porque nós, pessoas privilegiadas dos anos 1990, estamos só tentando com afobação disfarçar a chegada iminente dos trinta. Eu leio meus quadrinhos, jogos meus videogames, tudo isso no intervalo de uma reunião importante do trabalho, e me parece que uma mesma coisa agora pode ser as duas: porque eu não me sinto velho e talvez isso seja parte do problema.

 Na primeira vez que encontramos nossa protagonista, ela está meio que chorando no banheiro porque não tem certeza se as pessoas vão reagir a uma foto banal do seu café da manhã. Parece exagerado, mas a cena, quando você pensa um pouquinho mais a fundo e com empatia, soa muito mais realista do que deveria.

Leia também:

Adultos é sobre as pessoas na faixa dos trinta, vivendo uma vida de fachada virtualmente enquanto se despedaçam sozinhas em apartamentos minúsculos em cidades grandes. A história em si não segue exatamente uma narrativa tradicional, vemos memória antigas s e constrangimentos presentes disputando palco entre os traumas da protagonista, que, pasmem, tem questões não saradas em relação à mãe, ao namoro sutilmente abusivo (recentemente encerrado), a uma série de disputas femininas no trabalho e nas redes sociais e ao relógio biológico que diz que ela precisa correr se ainda quiser ter um filho.

Emma Jane Unsworth, em Adultos

Embora à primeira vista, Adultos pareça basicamente uma história sobre o terreno instável que são nossas identidades nas redes sociais, há pontos de identificação e empatia muito fortes por toda a trama, por isso que comecei este texto falando da vida adulta na contemporaneidade. Não é uma leitura confortável, apesar de bem rápida (as quatrocentas páginas passam voando, entre trocas de e-mails e mensagens telefônicas). Há muito peso no que a gente consegue ver em si mesmo enquanto julga a protagonista. É fácil ver o quão mesquinha Jane pode ser com suas relações sociais, mas é verdade aquela foto sorrindo no perfil do Facebook?

Quando comecei a leitura, eu tinha certeza que seria uma ideia caricata e um pouco cômica sobre nossa dependência das novas (?) tecnologias. Mais ou menos como aquele episódio de Black Mirror, Nosedive, que consegue pesar nossas consciências, mas com um pouco de humor e boa vontade. Eu também achei que, como sempre, a vida da protagonista seria resolvida no final com um relacionamento romântico estável.

Pense outra vez. Adultos, certamente, não é sua leitura do chá no fim da tarde. É uma reflexão difícil, mas necessária, sobre o tempo que investimos em nossas máscaras e o pouco que sobra por trás quando elas caem.

Adultos, da Emma Jane Unsworth,  foi o livro de Agosto do Clube de Assinaturas Intrínsecos e chegará às livrarias nos próximos meses.

Gostou? Deixe um comentário e siga a gente lá no Instagram

Leia esses posts também

6 Comentários

  • Amazing blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A design like yours with a few simple adjustements would
    really make my blog stand out. Please let me know where you got your design. Cheers

  • With havin so much content and articles do you ever
    run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My blog has a lot of completely unique content I’ve either written myself or outsourced
    but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any solutions to help protect against content from being ripped off?
    I’d genuinely appreciate it.

  • Howdy! I’m at work surfing around your blog from my new apple
    iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward
    to all your posts! Carry on the fantastic work!

  • It’s the best time to make some plans for the future
    and it is time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you
    some interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article.

    I want to read more things about it!

  • Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if
    that would be ok. I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward
    to new posts.

  • Hello, i think that i saw you visited my website thus i came
    to “return the favor”.I’m attempting to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!