Últimos Posts
games category image

Remakes: Resident Evil 2 X Resident Evil 3

29 outubro 2020 1 Comentários

Resident Evil 2 X Resident Evil 3 remake

A saga de jogos Resident Evil conquistou milhares de fãs ao longo dos anos, ouso dizer que é um dos jogos de “zumbis” mais famoso de todos os tempos. O segundo jogo do título Resident Evil foi lançado há mais de 20 anos e com esse tempo a tecnologia evoluiu muito e em 2019 a Capcom, empresa responsável pelo jogo, lançou a versão remake do RE2 e neste ano, o RE3. Nesse texto iremos comentar sobre como está a jogabilidade destes dois games e como as histórias se unem. 

Já no início do RE2 temos a decisão de escolher qual será nosso protagonista: O novato da polícia Leon ou uma mulher desesperada pelo seu irmão policial, Claire. Todos com quem já conversei ou vi jogar, escolheram de primeira o Leon, mas não consegui jogar com ele por mais de 20 minutos e troquei para Claire. Com toda certeza, a jornada dela é a minha preferida irei dar mais alguns detalhes sem spoiler mais para frente. A história de ambos os personagens é basicamente a mesma e os cenários também, mas a relação deles com outros personagens não são iguais. Praticamente todos os personagens do jogo, em suas duas rotas são: Claire, Leon, Sherry, Ada, Marvin, Annette, Brion, Ben e William. Annette por exemplo, não tem uma relação boa com o Leon, eu diria que o ódio é mútuo, já com a Claire, ela é amistosa. Confesso que quando estava jogando meu amigo me avisou que ela é uma traiçoeira, mas finalizei o jogo sem entender o motivo de tal desprezo, então, joguei na rota do Leon e tive o desprazer de conhecer mais sobre a Annette. Uma dica que dou, é não confiar em ninguém nesse jogo. 

Já em RE3, os personagens que a protagonista se relaciona são poucos, eu diria que o melhor amigo da Jill é o antagonista, o Nemesis. Ele a persegue por todo o jogo, desde a introdução. Também temos o Carlos, Brad, Nicholai, Mikhail, Murphy, Tyrell e Nathaniel. A maioria conversa muito pouco com a Jill, outros são estão disponíveis para ter interação quando jogamos com o Carlos (Não há escolha para protagonista, você jogará com os dois). Este jogo, se passa antes, durante e depois do antecessor, então alguns mistérios do Resident Evil 2 que não são explicados, tem sua resposta neste game. Por exemplo, como o Marvin é ferido, como a situação do chuveiros chegou aquele ponto e muitas outras coisas. Me deu uma nostalgia incrível poder jogar novamente na delegacia de Raccoon City, mesmo sabendo que eu só tinha finalizado o RE2 dois antes. 

Resident Evil 2 remake X Resident Evil 3 remake

Nos dois jogos, nosso objetivo é fugir da cidade e o antagonista também é o mesmo: Um ser geneticamente modificado para te matar. No RE2 quem te segue é o Mr. X, com um chapéu que o deixa adorável, um senhor muito simpático que abre as portas com delicadeza e podemos facilmente engana-lo e se esconder. Já no RE3, temos a personificação do maligno encarnando em um personagem. Além de ter uma aparência horrenda, ele ainda possui diversas habilidades e transformações, como por exemplo o domínio de uso de armas de fogo, saber correr (Acredito que seja a parte mais desesperadora), o poder de utilizar tentáculos e lhe puxar e ainda, saltar na sua frente. E uma pequena habilidade de transformar zumbis ainda mais poderosos. É, esse vilão não está de brincadeira. Contudo, há uma falha que o não deixa tão forte: Ele não te segue o jogo inteiro, literalmente. Na verdade, ele só aparece em pontos específicos e some logo após disso. No original ele é a preocupação de todo jogador, não importa se você vai perder munição, vida ou até mesmo uma arma, só corra!  

Leia também:

Mas esse nerf no personagem não torna o jogo ruim, muito pelo ao contrário, dá mais desespero ainda. Com sua bolsa lotada de itens importantes, você precisa estar ciente que em qualquer momento o Nemesis pode aparecer e você precisar enfrentar ele, então, munição pesada sempre tem que estar a bordo. Mas pela graça dos desenvolvedores do game, a munição não é tão escassa quanto no primeiro jogo, no modo normal. Se você conseguir se controlar bem, não passará aperto, já no Resident Evil 2, perdi as contas de quantas vezes precisei dar meus pulos para progredir na história, tinha momentos que eu não possuía nenhum item de cura e minha saúde estava baixa e ainda tinha que enfrentar alguma criatura. Contudo, isso foi uma lição para mim, eu morria de medo de jogos de terror survival e nessa pandemia decidir jogar Resident Evil e Outlast, sinto que estou preparada para tudo. 

Resident Evil 2 remake X Resident Evil 3 remake

Muitas pessoas acreditam que o remake do RE3 não foi tão bom quanto o RE2, mas se você nunca jogou o original, certamente vai achar um excelente jogo. Até porque, precisa de muita força de vontade para terminar os jogos originais, a câmera de visão e a jogabilidade é um problema, como por exemplo o RE4. Além da mira ser horrível, que tipo de agente secreto que já sobreviveu uma pandemia de zumbis vai para uma missão super perigosa com apenas 10 balas e uma arma e mais nada? Sério Leon que você acredita que em uma cidade afastada na Espanha vai ter todos os seus suprimentos? Estou ansiosa para o Remake deste, já que marcou minha infância. 

Mas qual dois novos remake do Resident Evil é melhor? Sem comparar com original, diria que até neste momento é o 3, por ter uma jogabilidade bem mais fluída e não passar tanto estresse. Agora comparando com o original, certamente o 2, mesmo que há bastantes falhas sobre a “Rota B”, que nada mais é que o ponto de vista do outro personagem. Por exemplo, você está jogando na campanha do Leon, com certeza a Claire não irá fazer exatamente a mesma coisa que você, ela está fazendo o caminho alternativo. No caso do remake, é basicamente a mesma coisa, se diferenciando somente no começo e no final, mas o recheio ainda é o mesmo. No original, é praticamente um jogo novo, ate o cenário não é o mesmo.  Você pode jogar em qualquer um dos dois na ordem que preferir, por mais que as histórias estão em sintonia, elas não se cruzam totalmente. Como já disse antes, há referências e respostas para os mistérios, mas nada relacionado a se encontrar com os outros personagens (Que dou glória a Deus, imagina o Mr. X e o Nemesis juntos?)

Gostou? Qual que você já jogou? Deixe um comentário e siga a gente no instagram

Próximo remake, imagem não oficial.

Resident Evil 2 remake X Resident Evil 3 remake

1 Comentário

  • Joguei o Remake do 2 e gostei muito, é realmente muito bom, pirei quando anunciaram o Remake do 3, mas desanimei um pouco por causa do tempo de jogo e preço, estou esperando uma promoção boa para poder jogar o 3, agora o Remake do 4 vamos aguardar oq a Capcom está planejando para nós!