Últimos Posts
cinema category image

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

29 agosto 2020 0 Comentários

the batman @euastronauta

No último sábado, dia 22 de agosto, ocorreu o DC Fandome, evento online feito para divulgar todas as novidades do Universo DC nas mais diversas mídias – filmes, séries, quadrinhos, etc – reunindo milhões de fãs ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Em um dia recheados de expectativas, um dos painéis mais aguardados era de The Batman, novo filme do homem-morcego que estreia em 2021, dirigido por Matt Reeves e protagonizado por Robert Pattinson.

Durante cerca de 20 minutos ouvimos o diretor falar sobre as filmagens, criação do universo, curiosidades e fontes de inspiração, contudo, todos aguardavam ansiosos um possível trailer do filme. Até o momento que Matt Reeves anunciou este, quebrando a internet. O trailer ficou em primeiro lugar em alta do Youtube, foi parar nos trending topics do Twitter, pois todo mundo só conseguia falar em The Batman e como esse pequeno teaser – até o momento só foi filmado cerca de 25% do filme – tinha surpreendido grande parte dos fãs. Diante disso, nada mais justo que fazer uma análise detalhada do trailer e tentarmos descobrir detalhes, referências e possíveis easter eggs que passaram batidos.

1. ESTAMOS DIANTE DO CHARADA?

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

A primeira coisa que notamos no trailer de The Batman é a figura misteriosa que aparece logo início cortando uma silver tape para enrolar na cabeça de sua vítima. Como já tinha sido divulgado anteriormente, um dos vilões que teriam grande destaque no filme seria o Charada – interpretado aqui por Paul Dano – levando em conta o que Matt Reeves disse no painel, veremos o personagem sob uma nova perspectiva. The Batman se passa no segundo ano do personagem como vigilante, então tanto ele como os vilões que serão apresentados estão em processo de descoberta e construção. Por isso, não espere um Charada com seu terno verde e púrpura como visto em Batman Forever.

Leia também:

Aqui teremos uma visão mais crua do personagem, o que combina muito com esse universo criado pelo diretor com claras influências noir (que falarei um pouco mais a frente), que lembra e muito o de serial killers (com claras inspirações em David Fincher). Outra coisa que é importante falar, é que a figura me deixou um pouco em dúvida, pois apesar dela estar usando um casaco e máscara de gás verde, com um óculos por cima, é notável que esse usa algum tipo de proteção por de trás da máscara, o que me fez lembrar muito do vilão Silêncio. 

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

A ideia de introduzir o vilão nesta narrativa ou por aspectos deste em um Charada é interessante. Caso não conheçam, Silêncio é o nome usado por Thomas Elliot, personagem que vem de uma família influente de Gotham e que foi amigo de infância de Bruce Wayne. Extremamente inteligente, Elliot sempre sentiu ressentimento dos seus pais. Vivendo em um lar tóxico, o personagem era constatemente abusado pelo pai, que vivia alcoolizado, fato este completamente ignorado pela sua mãe. Já demonstrando tendências sociopatas, Elliot arquitetou um plano para matar seus pais e herdar a herança, e apesar de o pai ter morrido, sua mãe sobreviveu graças a uma cirurgia de emergência realizada por Thomas Wayne, o que fez com que o personagem criasse ressentimento pela família. Esse vínculo entre os personagens é algo bastante relevante e se formos analisar que nesta história Charada também possui um papel importante no plano de vingança voltado para Bruce Wayne, a ideia de alusão a figura do Silêncio na trama, torna tudo ainda mais complexo diante da narrativa que Matt Reeves se propôs a contar.

2.  JIM GORDON

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Logo em seguida, somos apresentados a figura de James Gordon, ou Jim para os íntimos, interpretado pelo talentosíssimo Jeffrey Wright. Acho que a informação mais relevante que podemos ter do personagem neste trailer é de que ainda estamos vendo ainda um Jim detetive, não tendo alcançado o posto de comissário. Consegui concluir isso após uma rápida visita ao IMDB, onde o ator Alex Ferns é creditado como o comissário Pete Savage, que também aparece no trailer dando uma conferência aos jornalistas. Apesar de não se ter quase informação nenhuma de qual é o papel deste na história, acredito que a figura seja um ponto central no esquema de corrupção que existe dentro da polícia de Gotham, o que também já foi dito pelo diretor que seria bastante abordado no filme.

3. CHEGA DE MENTIRAS E QUEM É ESSE CORPO?

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Acho que uma das primeiras cenas mais impactantes do trailer de The Batman é esse corpo com a cabeça envolta em silver tape com palavras escritas em vermelho ‘Chega de Mentiras‘ e com uma sacola de papel em sua mão esquerda. Essa imagem provoca inúmeros questionamentos e confesso que não sei explicar todos eles. O primeiro deles seria o que Charada quer revelar e porque Batman é o alvo? Como sabemos o personagem irá investigar a fundo a corrupção de Gotham, como também irá descobrir segredos que envolvem sua família já que existe um link entre a corrupção da cidade e a família de Bruce, como dito no painel por Matt Reeves.

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Essa ideia também pode ser embasada pela mensagem que é encontrada na cena do crime que contém a mensagem em um dos lados “O que um mentiroso faz quando ele está morto?”sendo esta pergunta respondida por uma série de hieróglifos (que foi decodificado por um ) que na verdade forma a frase ‘Ele ainda mente‘. Lógico isso é apenas uma hipótese mas é algo válido de se mencionar já que essa vida de privilégios do Bruce já foi usada como uma fonte de fonte de culpa pelo personagem, criando nele esse sentimento de que precisava contribuir para a cidade de alguma forma. No contexto do direcionamento que Reeves pretende com a trama, faz muito sentido.

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Outra a questão é quem é esse corpo. Analisando com mais calma o trailer e observando as inúmeras notícias de jornais que se encontram penduradas é possível dizer que o corpo é do prefeito Don Mitchell Jr. Novamente não sabemos a relação dele na trama. Mas lembram de eu ter mencionado logo no começo desse tópico uma das mãos estar envolvida em uma sacola de papel? Isso me fez lembrar uma frase famosa ‘If doesn’t fit, you must acquite‘ que traduzindo fica algo como ‘se não couber, você deve absolver‘. Essa frase foi usada pelo advogado de defesa Johnnie Cochran, durante o julgamento de O.J.  Simpson em 1995, e acabou se tornado um marco (inclusive já foi reproduzida em diversas mídias). Agora você deve estar se perguntando porque estaria trazendo esse fato para o trailer de The Batman, bem e se essa fosse a forma de Charada demonstrar a culpa de Don Mitchell Jr. em algum evento determinante da trama? Fica o questionamento.

4. AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DE O LONGO DIA DAS BRUXAS E CORTE DAS CORUJAS

Análise do trailer divulgado no DC FanDome

The Batman foi descrito com um filme de investigação noir e a primeira coisa que veio a minha cabeça foi possível influência de ‘O Longo Dia das Bruxas‘. Essa HQ é extremamente influenciada por filmes noir como Marca da maldade (1958), Chinatown (1974) e filmes como O Poderoso Chefão (1972). A trama continua a história de Carmine Falcone – interpretado no filme por John Tuturro –que foi apresentada em ‘Batman: Ano Um‘ do Frank Miller. Situada alguns meses após os eventos do Ano Um, a história acompanha um ano carreira do homem-morcego como um combatente do crime, entre eles a luta de Batman para encontrar um assassino misterioso, podendo ser considerado um “Ano Dois” de certa forma.

Leia também:

Outro fator que me faz lembrar da HQ é que durante a cena em que se mostra inúmeras notícias de jornais penduradas na parede, uma delas possui o nome Maroni. Salvatore Marone é um nome conhecido dentro do universo de Batman, já que este pode ser considerado o rival de Carmine Falcone – e já sabemos que este estará presente no filme -. A manchete também menciona que o personagem foi preso por tráfico de drogas, gerando ainda mais questionamentos.

Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Mas não é só isso o cartão deixado pelo assassino no local do crime possui a figura de uma coruja. Este poderia ser apenas um easter egg da HQ ‘A Corte das Corujas‘, mas também poderia ser um indício de outra influência na história escrita por Matt Reeves, já que a trama fala dessa organização secreta formada pelas famílias mais antigas e ricas de Gotham que usam assassinato e dinheiro para influências política, moldando praticamente a Gotham que conhecemos hoje. Novamente, a história casa muito bem com a proposta do diretor que quer explorar a fundo esse lado corrupto da cidade.

5. FINALMENTE TEMOS O MAIOR DETETIVE DOS QUADRINHOS EM AÇÃO

The Batman | Análise do trailer divulgado no DC FanDome

Como já dito inúmeras vezes neste texto, The Batman terá um foco muito mais investigativo, e essa informação me deixou extremamente feliz. Finalmente teremos na tela do cinema uma visão totalmente voltada para o grande detetive que o personagem é e ainda no começo de sua carreira.Ver Batman na cena do crime rodeado pela GCPD e Gordon realmente é algo que sempre esperei presenciar, mostrando mais uma vez como Matt Reeves está trazendo uma história totalmente voltada ao universo dos quadrinhos.

Nesse começo Batman ainda não é uma figura totalmente conhecida e é vista com certa desconfiança pela polícia como dito no painel, contudo o mesmo trabalha de certa forma com ela. No entanto fica claro que essa parceria não será mil maravilhas, pois alguns minutos depois vemos o personagem entrando em conflitos com vários policiais em uma sala de interrogatório, sendo interrompido por Jim Gordon. Além disso, vemos este também escapando de um prédio enquanto policiais atiram nele, lembrando um parte da história de  ‘Batman: Ano Um‘, onde o personagem escapa de um prédio cercado pelo GCPD com a ajuda de um enxame de morcegos, que inclusive também inspirou uma cena feita em Batman Begins de Christopher Nolan.

Análise do trailer divulgado no DC Fandome

Outro ponto, que merece destaque é o uniforme do Cavaleiro das Trevas, que é muito foda. Com o personagem em seu segundo ano, veremos um Batman ainda bem rudimentar, não tão refinado como já vimos em outros filmes. Seu uniforme é algo mais tático e funcional, tendo este sido criado a partir da arte de Glyn Dillon. Além disso, Robert Pattinson que está incrível usando o uniforme do homem-morcego também participou de todo o processo de criação que levou um ano para ser concluído. Como também, podemos ver que o símbolo que forma o logo do personagem é feito com a arma que matou o seus pais, já mostrando o estado mental deste que irei abordar no próximo tópico

7. EU SOU VINGANÇA, EU SOU A NOITE,  EU SOU… BATMAN

Umas das coisas que estou ansiosa para ver nesse filme é essa figura completamente perturbada do personagem. Durante o painel foi dito que Matt Reeves se inspirou bastante na HQ ‘Batman: Ego‘ cuja a trama a foca no conflito interno entre Bruce e seu alter ego Batman. Uma batalha psicológica de um homem completamente atormentado, que se vê a beira de um colapso, enquanto essas duas identidades batalham para mostrar quem é sua verdadeira versão. Trazer essa narrativa para a trama de The Batman é algo animador, pois esse lado nunca foi muito bem explorado no cinema. E inserir todo esse conflito, em seu segundo ano de carreira, pode mostrar a batalha pelo equilíbrio do personagem entre sua moral e sede de vingança. Como vimos no trailer, após ele simplesmente espancar um integrante da gangue e falar a clássica frase “Eu sou vingança” (que completa fica: ‘Eu sou vingança, Eu sou a noite, eu sou Batman‘), mostra que Batman ainda não consegue segurar a raiva, sendo ela um catalisador para toda a frustração que sente.

Um outro fator que pode possuir um duplo sentido é no final onde o Cavaleiro das Trevas questiona como ele faz parte de todas aqueles acontecimentos e uma voz responde ‘você irá entender‘. Esse pode realmente ser um diálogo entre o personagem e o vilão, como também, poderia ser interpretada como uma conversa entre Bruce e seu alter ego Batman que acontece por diversas vezes nas páginas de ‘Batman: Ego‘.

No final do trailer também podemos ver nos olhos do personagem o conflito que este carrega. Ao tirar a máscara vemos um homem com a maquiagem preta ao redor dos olhos – que para muitos foi classificado como emo, mas para mim só traz mais realismo à produção – desgrenhado e abatido. Esse Bruce/Batman é algo completamente novo e que Robert Pattinson fará com maestria. Sei que quando o ator  foi escolhido muitos acharam estranho – inclusive eu – mas ao assistir outros filmes protagonizado por este você consegue ver o quão talentoso este é e como Pattinson consegue passar tão bem as emoções em poucos minutos.  É interessante ainda mencionar que a a maquiagem possa ter tido influência do filme O Corvo, clássico cult protagonizado pelo falecido Brandon Lee, onde este interpreta um vingador sobrenatural que busca vingança contra os responsáveis que o assassinaram e sua namorada.

8. PINGUIM, MULHER-GATO E GANGUE MISTERIOSA

The Batman

Além da presença do Charada o filme ainda contará com a presença de Selina Kyle e Pinguim, ambos ainda em período de formação de suas tão conhecidas personas. Alias, Colin Farrell está completamente irreconhecível, tendo somente entendido que era ele por conta de sua voz. Mas o que provoca mais curiosidade aqui, é a gangue que aparece no trailer. Muitos andam dizendo que eles seriam a gangue do Coringa, outros já afirmam que poderiam ser uma gangue qualquer de Gotham, mas e se eles fossem capangas do Charada? Vamos lá, se observarmos que a carta encontrada na cena do crime e endereçada ao Batman vemos que está possui um esqueleto em sua capa, os capangas usam desenhos que lembram esqueletos, será que teria alguma conexão?

 

Bem essa foi a minha análise do trailer de The Batman, espero que tenham gostado. Tentei encontrar o maior número de detalhes possíveis, mas sempre algum acaba passando um batido. Caso você saiba algo que não foi mencionado aqui no texto, deixo nos comentários.

Curtiu? Aproveite para seguir nosso Instagram clicando aqui

Leia esses posts também