Últimos Posts
geek-lifestyle category image

Os tipos de GEEKs

22 maio 2020 0 Comentários

Orgulho Geek

O dia da toalha está chegando e em homenagem a esse orgulho todo, eu resolvi classificar alguns tipos de geeks e seus diferentes mundos por aqui. Há uma diferença entre geek e nerd — basicamente podemos dizer que o geek está mais para o lado fã e lifestyle da coisa, enquanto o nerd está para o lado intelectual. Embora, para muita gente, tudo seja o mesmo — normalmente porque a maior parte da galera nerd também costuma ser fã e viver nos mesmos mundos dos geeks.

O FAN-GEEK

Eu acredito que todo geek faz parte deste mundo, porque acho que é aqui onde nasce a maioria de nós. No mundo onde algo — dentro de tudo o que engloba toda essa nossa cultura — faz brilhar mais os nossos olhos e nos torna fã de alguma coisa ou de alguém.

É, sim,  possível que algum fanboy ou fangirl tenha inicialmente se tornado geek através de outros portais, mas a maior parte começa aqui, e muitas das vezes ainda criança!

Como no meu caso mesmo, eu comecei a ser geek quando me tornei fanboy de histórias em quadrinhos, há uns vinte e três anos.

O H-GEEK

Como acabei de mencionar aqui acima, eu também faço parte deste mundo. E por aqui vivem e passam aqueles que amam uma boa e clássica história em quadrinhos, cheia de personagens marcantes que carregamos com a gente pelo resto da vida. Sempre com muitos multiversos, que provavelmente foram nossas primeiras experiências e viagens a outros mundos.

Sejam super-heróis e o universo da ficção ou até personagens mais próximos do nosso mundo real, quando eles nos conquistam, não tem mais volta. O Capitão América que o diga, carrego comigo por longos vinte e três anos.

E falando em orgulho, os mais jovens que me desculpem, mas eu vivi na melhor era das histórias em quadrinhos! Tanto em enredo, quanto em experiências. Saudosos tempos de juntar moedas para ir nas bancas de jornal, periodicamente, buscar a continuação das nossas histórias favoritas.

Os geeks desse mundo costumam ter uma estante cheia de HQs ou, dependendo da idade, muitas caixas cheias delas pelo porão ou um tablete recheado de suas versões digitais!

O CYBER-GEEK

Se eu também sou desse mundo? Sou, sim! Assim como uma grande parte da geração atual. Que faz parte desse mundo, ama tecnologia e suas infinitas possibilidades.

Sempre cheios de gadgets — muitos com utilidades questionáveis por quem não é daqui — nós não conseguimos imaginar nossas vidas sem nossos devices queridinhos. Somos muito dependentes deles!
Assim como eu, essa galera tende a se enveredar pelo ramo tecnológico na vida profissional, e isso se torna um caminho sem volta.

Ah, e nós ainda vivemos na expectativa do mundo de carros voadores e do teletransporte!

O BOOK-GEEK

Certo, eu acho que só vou falar dos meus mundos por aqui, então aqui vai mais um deles. Eu também sou um book-geek. Mas aqui precisamos ter um tanto de cuidado, porque nem todo fã de livros é geek.

O que diferencia os book-geeks dos demais leitores, normalmente é o gênero literário. Alguns de nós até pode curtir um bom romance ou uma biografia, mas o que nos faz geeks no meio de tantas páginas é o nosso amor pela ficção-científica — principalmente —, pela fantasia e pelo terror/thriller!

Sabe aquela adolescente fã de Nicholas Sparks? Nada contra, ela provavelmente é uma book-a-holic, mas tenho 99,9% de certeza de que ela não é uma book-geek.

O CINE-GEEK

Ah, bom, aqui está um mundo por onde eu apenas passo com bastante frequência, mas não pertenço — necessariamente. Os geeks desse mundo possuem um bom sofá e têm/usam uma coleção de baldes de pipoca e copos de refrigerante — que provavelmente eles compraram nos combos dos cinemas.

Essa galera conhece a filmografia completa dos atores favoritos, são excelentes críticos de séries e costumam ter opiniões muito melhores sobre os filmes do que a galera da imprensa “tradicional”. Sempre estão a postos para indicar algum título da Netflix para o final de semana e andam sempre em dia com o calendário das mais de cinquenta séries que acompanham.

Mas cuidado, esses geeks tendem a ser perigosos e agressivos se alguém chegar com algum spoiler perto deles! Por isso, normalmente viram noites para assistir os lançamentos e ficam longe das redes sociais enquanto não terminarem o capítulo da série ou o filme. Mas isso não é um problema para eles, afinal, na coleção deles não faltam copos gigantescos para encher de café na manhã seguinte!

Leia também

Bom, eu ainda conseguiria listar mais alguns mundos geeks por aqui, mas prefiro que vocês me contem quais outros vocês pertencem e conhecem! Estou aceitando indicações, porque se tem uma coisa que eu tenho orgulho é de ser geek e pertencer a todos esses nossos universos!

Leia esses posts também