Últimos Posts
musica category image

Você conhece a banda Babymetal?

9 março 2020 18 Comentários

Babymetal, é uma banda de metal kawaii originada do grupo Sakura Gakuin. O Sakura Gakuin, é daqueles grupos gigantes de J-pop onde os integrantes são temporários, sempre havendo trocas, mas neste em específico, é como se fosse uma espécie de escola e em toda escola, há os seus clubes. Babymetal foi criado como um clube de rock, mas o que ninguém esperava, que um pequeno subgrupo se tornasse uma das maiores bandas da atualidade.

O grupo era liderada por duas dançarinas e backing vocals, Moametal (Moa Kikuchi) e Yuimetal (Yui Mizuno), e pela vocalista principal a Su-Metal (Suzuka Nakamoto). Babymetal também possui a banda de apoio, constituído por Takayoshi Ohmura (guitarrista), Leda (guitarrista), Boh (baixista), Hideki Aoyama (baterista), Mikio Fujioka (guitarrista), intitulada de Kami Band. 

debut da banda não foi dos melhores, pois quando foram apresentar a música “Doki Doki Morning”, a dançarina Moametal errou a coreografia, se antecipando na música. Nesta rápida apresentação, vemos como elas eram pequenas. A mais velha, que é a Su-Metal, tinha apenas 13 anos, enquanto as outras tinham 11.

A banda começou a ganhar notoriedade com o single “Ijime Dame Zettai”, que significa “Bullying, chega, não mais”. A música, que expressa como o bullying é algo totalmente desagradável e uma situação vivida por muitos, se popularizou muito no Japão, mas só foi lançada oficialmente como single em 2013. A Suzuka disse, em uma entrevista, que chegou a receber diversas cartas de pessoas que iriam tentar suicídio mas ao ouvirem a música, desistiram.

Quando lançaram seu primeiro álbum auto intitulado, foi um sucesso.  Mais de 100 mil cópias vendidas, entrando nas paradas do Billboard como as artistas japonesas mais jovens a fazerem parte da lista. A minha música favorita com certeza, é “Megitsune”. A potência vocal de Su-metal é incrível, e por diversas vezes achava parecida com a da Amy Lee (Vocalista do Evanescence). Na música, vemos uma clara ligação com uma raposa, estando o animal totalmente relacionado a parte teatral da banda, onde, todos saudam a “Fox God”, sendo está é reverenciada em todos os shows “importantes” (Os famosos Legend’s). Eu gostei tanto da música, que até comprei a máscara para ensaiar em casa. 

Babymetal

Funko Pop das integrantes

A partir de 2014 que o sucesso internacional se iniciou. Colaborações, premiações e turnês mundiais se tornaram o cotidiano das garotas. Elas conheceram muitas bandas de metal influentes, tais como Metallica, Kiss, Judas Priest (Além de tocarem juntos na premiação APMAS), mas elas não só conheceram bandas de rock, também abriram shows para Lady Gaga, tocando no mesmo palco que o Skrillex e dando um abraço na Ariana Grande (Que diga-se de passagem, a Yuimetal é muito fã). 

Muito embora a banda passe a impressão que só a Su-metal canta, tem o Black Babymetal, onde as protagonistas do palco são só a Yuimetal e a Moametal. Impossível não morrer de fofura com “Onedari Daisakusen”, com elas dançando com casacos e seus paninhos. 

Babymetal

Yuimetal e Moametal

Mas não é só as meninas que tem o solo, a poderosa Su-metal tem suas próprias músicas, desde as mais cativantes como “Akatsuki” como as mais heavy por exemplo “Rondo of Nightmare”. Os vocais poderosos da Su-metal não deixam nada a desejar, muitos até preferem a versão ao vivo do que a de estúdio.

Com o lançamento do segundo álbum, Metal Resistance, shows em estádios eram o único lugar que cabia o público, no Japão. O single “Karate” se tornou um fenômeno mundial. Com tanto sucesso para tão pouca idade, nem tudo é perfeito. As meninas são extremamente reservadas, muito difícil o contato, depois de 2013 quase nenhum contato com fãs elas tiveram. Fora que elas não possuem nenhuma liberdade, nem de se vestir ou de interagir da forma que querem nos shows,  tudo é ensaiado, até mesmo a interação com o público. No início da carreira, elas faziam vídeos para os fãs, mas isso se extinguiu logo que o sucesso chegou.

E no ano de 2017 que a tragédia acometeu a banda.

Era no aparente cansaço de Yuimetal que tudo começou a desandar, sendo visível o esforço que esta fazia para sempre estar sorridente. Mas até aí, podia ser coisa da nossa cabeça, não? Até que ela cancelou sua participação no Legend Baptism. O show, que tinha tudo para ser o melhor de suas carreira, se tornou o mais triste. A Moametal pulava as partes que a Yuimetal cantava, e até mesmo, nas músicas solo, o vazio se tornava cada vez mais perceptível. O show se encerrou, quando elas passaram pelo portal, e a partir desse momento, Babymetal não se tornou mais tão kawaii.

Leia também:

No mês seguinte, a banda perdeu um dos seus membros, Mikio Fujioka. Ele faleceu quando caiu de uma altura muito alta, enquanto observava as estrelas.  A música “Starlight” foi feita em sua homenagem, tendo uma carga emocional muito forte para todos os integrantes. O ano de 2018 também começou péssimo para banda, entretanto, foi neste que se deu um novo marco para as suas integrantes.

As meninas começaram a turnê com trajes totalmente diferentes do comum. Com um vestido de couro totalmente preta com detalhes dourados, legging preta e uma espécie de arco preto na cabeça. Além de só subiram no palco Moametal e  Su-Metal juntamente com mais duas dançarinas de apoio. Até então, não havia nenhuma notícia sobre Yuimetal ou sua permanência no grupo. Foi dado início ao show onde foi tocado novas músicas, como “Distortion”, uma música com uma pegada pesada mas dançante, “Elevator Girl”, completamente viciante com a frase “Hey lady are you going up or down down down?” e por fim, “Tatoo”, a nova música solo temporária da Su-metal e que mais tarde descobriríamos que se chamava “Kagerou”. Elas continuaram a turnê com as duas dançarinas de apoio, até o meio do ano, onde trocaram as roupas por trajes horrorosos (Deus me perdoe, mas a roupa era horrível) e uma única dançarina de apoio, a Saya Hirai. Muitas pessoas diziam que ela substituiria Yuimetal, mas ela não fazia os backing vocals na banda, só fazia playback.

Quando pensávamos que não poderia piorar, no show Dark Carnival, sete dançarinas subiram ao palco, no início não era uma má ideia, mas era visível que nenhum destaque era dado a Moametal, parecia que ela era só mais uma dançarina. Além disso, finalmente foi quebrado o silêncio, e nós fãs fomos surpreendidos com uma nota de Yuimetal  que dizia estar saindo da banda oficialmente.  Sem muitas explicações do porquê da saída, ela disse que lamentava profundamente pelos fãs.

“Eu também quero seguir com os meus sonhos como Yui Mizuno, e é por isso que tomei essa decisão. Como Babymetal, sou grata por essa experiência muito valiosa. Eu me sinto abençoada. Foi um momento vivo, divertido e feliz, quando todos riram e se tornaram um só. Eu também me esforçarei muito para vê-los novamente algum dia como Mizuno Yui. Muito obrigado por estes oito anos.” Dizia Yui Mizuno em sua carta.

Mas nem tudo estava perdido, 2019 chegou com roupas novas e uma proposta  interessante: Avengers. Três dançarinas revezaram no palco durante as turnês, além do, terceiro álbum, Metal Galaxy, ter inúmeras participações, algo inédito do Babymetal. Até agora, está tudo dando certo, mesmo diante de um futuro incerto e as competições entre o fandom de qual é a melhor Avenger. No último Legend, que ocorreu em janeiro, houve um anúncio que “O capítulo final de Babymetal chegará”. Será que a banda acabará? Uma parte de mim sente alívio, porque só o duo não está dando muito certo, elas precisam de uma terceira integrante fixa para ajudar nos backing vocals, mas a outra parte de mim sente tristeza. Claro, nunca fui num show delas, e talvez elas nunca venham pro Brasil. No entanto, Babymetal é uma banda com uma proposta inovadora, onde sabe misturar o fofo de três garotas muito simpáticas, com o que há mais de pesado do heavy metal. Mesmo que agora a banda tenha perdido um pouco seu foco, se tornando apenas um duo, com os backing vocals deixando a desejar ao vivo, ainda é uma banda que vale a pena assistir ao vivo. 

Aqui embaixo, a melhor música da banda, na minha opinião.

Curtiu? Deixe nos comentários sua opinião e aproveite para seguir nosso Instagram clicando aqui

18 Comentários